O projeto "Amigo do Bicho" foi criado por um grupo de amigos com o objetivo de retirar os animais domésticos das ruas, por meio da esterilização, doação de filhotes, posse responsável e campanhas de adoção de animais.
Não temos abrigo, hospedamos os animais resgatados em clínicas veterinárias e o dinheiro é arrecadado entre os amigos.
O Blog foi criado para divulgar os resultados do projeto e também auxiliar na divulgação de animais para adoção, a maioria em Brasília (DF).
Divulgamos cães e gatos para adoção, animais perdidos e encontrados, eventos e pedidos de ajuda ligados à proteção animal.


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Gatinho Filé para adoção

Divulgando lindo gatinho para adoção em Brasília.

"Fui abandonado bem pequenino e fraquinho, mas agora já estou bem e lindo, preciso de um lar, alguém quer me adotar?? Sou muito fofo tenho 23 cm de comprimento, 260 gramas, pareço um frajolinha, sou filé hehehehhe.

Contato: 8154-9816 Rosana



Gatinhos siameses para adoção

Lindos gatinhos sialatinhas para adoção, são um pouco ariscos, acredito que tenham cerca de 3 meses de idade,  precisam de pessoas com paciência e que saiba lidar com gatinhos ariscos...

UM DOS IRMÃOZINHOS FOI ADOTADO HOJE, AGORA SÓ PRECISAMOS DE UM LAR AMOROSO!


Interessados ligar para Lourdes (61) 3468-2380.



quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Fim de ano - proteja os bichos dos rojões

Divulgando texto da Proanima.


FIM DE ANO É FOGO: PROTEJA OS BICHOS DOS ROJÕES!

Todo o final de ano é a mesma coisa: muita festa, música e fogos de artifício para comemorar a virada do ano.

Para cães, gatos e toda sorte de animais domésticos e silvestres, no entanto, esse é um dia de muito medo e confusão. Afinal, a audição destes animais é bem mais apurada que a nossa, e barulhos tão altos são interpretados por eles como sinal de perigo.

O que fazer, então, para protegê-los, evitando que fujam ou fiquem desorientados em meio a tanta comemoração?

1) Não contribua para a barulheira, optando por formas de celebração SEM fogos de artifício. Sim, eles são bonitos....mas você gostaria de ser submetido a uma experiência aterrorizante apenas porque alguem acha bonito? Pois é....

2) Deixe seus animais em um local o mais protegido e isolado do barulho o possível. Lembre-se que no momento do foguetório, animais podem entrar em pânico e tentar escapolir, ferindo-se em grades e cercas. Por isso, principalmente para os que são mais assustadiços, é preferível que fiquem em um cômodo coberto e de paredes inteiriças. Deixe-os com um cobertor familiar, um brinquedo para roer , se curtirem, e objetos que eles associem a experiências boas.

NUNCA DEIXE UM CÃO ACORRENTADO durante a virada do ano- ele poderá se enforcar tentando escapar. Deixe-os com um cobertor familiar, um brinquedo para roer , se curtirem, e objetos que eles associem a experiências boas.

3) Foguetório, viagens, vais e vens das casas....esta é uma época campeã em animais achados e perdidos. Faça tudo para prevenir fugas, mas seu animal terá MUITO mais chance de retornar ao lar no caso de fuga se estiver usando plaquetinha de identificação. Ainda dá tempo. No mínino, improvise , escrevendo seu número de telefone em um esparadrapo afixado à coleira. AGORA.! Se todos os cães e gatos usassem uma plaqueta de identificação, pouquíssimos deixariam de retornar ao lar quando se perdem.

4) Alguns cães se acalmam muito quando sentem-se “abraçados” por um pano macio. Essa idéia deu origem à “Thundershirt”, que a gente recomenda muito, mas dá para improvisar: vista o seu cão com uma camiseta velha de gente, mesmo, num tamanho bem justinho, podendo ser atada na parte de tras com um esparadrapo.

5) Há cães para os quais essas medidas são insuficientes ; a reação de fobia ao foguetório escala de tal maneira que podem se ferir gravemente. Neste caso, medicamentos são indicados. Converse com seu veterinário sobre a medicação indicada. Para alguns medicamentos homeopáticos ou fitoterápicos podem ser um recurso interessante.

ATENÇÃO: Muitos veterinários ainda recomendam acepromazine (acepram) para o tratamento de fobias a barulho. No entanto, a ação desta droga pode ter um efeito paradoxal , AUMENTANDO ao invés de diminuindo a fobia.

Dr Karen Overall, uma das maiores especialistas em farmacologia de pequenos animais do mundo , médica veterinária e professora da Faculdade de Psiquiatria da University of Pennsylvania, explica porque:

“Eu sei que o “tratamento” comum para fobias a tempestades , barulhos e visitas ao veterinário é a acepromazina. Na verdade, seria melhor que esta medicação fosse (…) usada apenas excepcionalmente. Acepromazina é uma anestésico dissociativo, o que quer significa que ele “embaralha”as percepções. Será que ambaralhar a percepção de um cão que está ansioso ou inseguro o fará melhorar ou piorar? Sempre piora, e o que ocorre é que , ao usarmos essa droga, muitos, ou a maioria dos cães ficam mais sensíveis às tempestades. Isso ocorre em parte porque com essa droga a sensibilidade aos sons é aumentada.

Isso é uma receita de desastre para estes cães, e, de fato, eles aprendem a ficar mais temerosos e mais reativos por conta destas associações. “

Para discutir com seu veterinário que drogas usar , vale levar um artigo da Dra Karen Overall : http://veterinarynews.dvm360.com/dvm/article/articleDetail.jsp?id=136493&sk=&date=&pageID=3

6) Fique de olho ao se deslocar pela cidade. Ao avistar um animal perdido, se possível, o acolha, ou pelo menos anuncie que o viu em nossa seção Cadê Rex: http://www.proanima.org.br/cade-rex

7) Com os fogos , animais silvestres podem se desorientar e acabar entrando em áreas urbanas e residenciais. Chame o IBAMA (0800-61-8080) para que o animal possa ser capturado e devolvido a seu habitat natural.

Por uma entrada de ano em paz, pra pessoas e animais!


A equipe ProAnima.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Billy e Zeus precisam de um lar urgente

Divulgando esses cachorros que foram resgatados, vitimas de maus tratos, foram tratados e agora terão alta e não tem pra onde ir. Precisam de um lar urgente, nem que seja temporário.

"Precisamos urgente de lares temporários para esses 2 anjos!

Eles estão terminando tratamento no Hospital São Francisco e em seguida não tem pra onde ir.
Se alguém puder ceder um espaço temporário para um deles até que sejam adotados, por favor entrem em contato!
Os nossos lares estão abarrotados....
Abraços Fraternais,
Marcelo Cardador
Anjos Protetores do DF
www.anjosprotetoresdf.org


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cãezinhos - ADOTADOS!!!

Divulgando esses lindos cãezinho para adoção, de preferencia juntos.

ADOÇÃO URGENTE!!
A DONA SE MUDOU DE BRASÍLIA E NÃO PÔDE LEVÁ-LOS...UM MACHO (O PRETINHO
COM MARROM) CASTRADO COM UM ANO E OITO MESES E UMA FÊMEA (CINZA COM
BRANCO) COM UM ANO E MEIO. ESTÃO MUUUUUUITO ACOSTUMADOS UM COM O
OUTRO, SERIA ÓTIMO SE PUDESSEM SER ADOTADOS JUNTOS, FAVOR QUEM SE
INTERESSAR EM ADOTÁ-LOS, PODERÁ TAMBÉM ENTRAR EM CONTATO COMIGO PELOS TELEFONES: 8567.9078 OU 3048.2517 - Mona.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Ilusão do Abrigo

Texto de Ana Lúcia Leão

Inúmeras vezes ouvimos de pessoas que acabaram de recolher um animal da rua dizer: "Ah! Se eu tivesse dinheiro para montar um abrigo!". Fica bem claro, com este sonho, que elas nunca visitaram um, para saber a realidade.
Um abrigo começa sempre com as melhores intenções. Se quem o abre tem uma certa dose de "pé no chão", imagina um número limite de animais a serem abrigados. Mas o objetivo nunca é atingido. Seja porque se condói dos animais abandonados que encontra; ou dos casos tristes que donos contam para deixar a responsabilidade na mão do outros; ou ainda, daqueles que abandonam na porta, ou jogam animais lá dentro.

Em pouco tempo o limite anteriormente fixado é expandido. E quem pensava ter 50 animais se vê com 100, 200 para alimentar, vacinar, manter limpos, higienizar as instalações, etc. Já ouvi histórias de fortunas perdidas em sonhos de abrigo. Recentemente a de uma senhora que estava sendo obrigada a sacrificar os animais mais idosos e doentes por não poder mantê-los, mesmo em precaríssimas condições. Depois de seu patrimônio ter se acabado, passado pela fase de pedir ajuda aos amigos, depois parentes, depois aos desconhecidos, por fim a veterinários e à Proteção Animal para sacrificar os animais aos quais ela sonhou dar uma vida melhor ou salvar da morte nas ruas.

Abrigo não é solução, é problema gerado pelo descaso social. Do lado oposto de quem sonha montar um, existe a crença das pessoas em geral de que basta pegar um animal na rua e metê-lo num abrigo para resolver o problema. Quantas vezes ouvimos "leva pra Sociedade Protetora dos Animais..." Se visitassem algum abrigo dos muitos existentes por aí, veriam a triste realidade: Dezenas, até centenas de animais se digladiando por comida, muitos doentes, e até casos de canibalismo gerados pela fome. Mas ninguém pensa em como a "Sociedade Protetora" vai conseguir recursos.

O que a sociedade não vê, está muito claro para nós que lidamos com o problema 24 horas por dia: em vez de abrigo, dar lar transitório, uma casa de apoio. O animal é tratado, vacinado, esterilizado e doado. E isso, por vezes, demora meses.

Como doar tantos animais e os resultantes dos naturais cruzamentos, que nascem aos montes todos os dias? Como achar donos suficientes (e responsáveis ) que os adote?

Informando e educando as pessoas sobre posse responsável e fazê-las compreender que esterilizar cães e gatos (fêmeas e machos) é a única solução possível para o abandono de animais em massa com que convivemos.

Mas o que é desesperante é ver ainda veterinários aconselharem donos a deixar seus animais ter a primeira cria para só depois esterilizá-los; donos darem a desculpa de que "esterilizar faz o animal engordar" (é só continuar dando a mesma quantidade de alimento que isso não acontece ); desculpa da "falta de dinheiro " (quando a Prefeitura e os grupos da Proteção oferecem cirurgias a baixo custo ou mesmo gratuitas ); e da anti-social indústria dos criadores.

E estas mesmas pessoas ainda têm coragem de dizer que gostam de animais, deixando nascer aqueles que serão doados para qualquer um. Ou se alimentar de lixo. Ou morrer atropelados. Talvez sarnentos, famintos, num abrigo irremediavelmente sem recursos, sem ao menos o carinho de um dono.

------

*Ana Lúcia Leão é jornalista, membro do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e da Cia. do Bicho: www.ciadobicho.com.br

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Procura-se gata desaparecida no Lago Norte


Esta gata sumiu neste sábado, dia 10/12/11.
Ela já tem 11 anos, é preta e tem uma manchinha branca no pescoço, os olhos são amarelos.
Criança desolada!
Por favor, qualquer informação ajuda! Gratifica-se muito bem!
telefone para contato
3468 1889 / 8209 3220 / 8171 1048

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Bob para adoção

Divulgando cãozinho para adoção em Brasília.

OLÁ, MEU NOME É BOB ESTOU A PROCURA DE UM DONO.TENHO MAIS OU MENOS UNS DOIS ANOS, SOU CARINHOSO, JA SOU CASTRADO, VIVIA JOGADO NA RUA. A TIA ROSE ME ACOLHEU, MAS NÃO POSSO FICAR NA SUA CASA PORQUE LÁ JÁ TEM SETE CADELAS... POR FAVOR ME ADOTE.... FONE PARA CONTATO: 99058170/30377906,