O projeto "Amigo do Bicho" foi criado por um grupo de amigos com o objetivo de retirar os animais domésticos das ruas, por meio da esterilização, doação de filhotes, posse responsável e campanhas de adoção de animais.
Não temos abrigo, hospedamos os animais resgatados em clínicas veterinárias e o dinheiro é arrecadado entre os amigos.
O Blog foi criado para divulgar os resultados do projeto e também auxiliar na divulgação de animais para adoção, a maioria em Brasília (DF).
Divulgamos cães e gatos para adoção, animais perdidos e encontrados, eventos e pedidos de ajuda ligados à proteção animal.


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Crônica de um resgate, ou melhor, de alguns resgates

Numa manhã muito chuvosa do mes de janeiro eu estava no trabalho quando vieram me trazer um gatinho que tinham encontrado dentro da caixa de águas pluviais, que estava se enchendo. Coloquei o gatinho numa caixa e enquanto ainda pensava no que fazer com ele, apareceram mais 3 irmãozinhos, sendo que o ultimo escapou por muito pouco de se afogar, teve a sorte de ser visto no ultimo momento. Uma colega conseguiu que uma alma caridosa arcasse com as despesas dos bichanos num hotelzinho e com a castração de todos. Esses filhotes são 4 machos tigrados bem peludos e muito lindos, batizados de Dartanhan, Porthus, Aramis e Athos.

Acontece que a mãezinha, batizada de Dandara, ficou desesperada procurando pelos filhotes e a mesma alma caridosa disse que poderíamos levar a gata também para a mesma clínica, onde ela seria castrada. Colocamos então uma armadilha para captura-la, já que ela parecia ser arisca.

Na tarde do primeiro dia que colocamos a armadilha, eis que capturamos uma outra gata, linda, branquinha de olhos azuis! Decidimos que aproveitaríamos a oportunidade para estereliza-la também. Nossa colega conseguiu também que amigas custeassem as despesas dessa gatinha, chamada de Surpresa.

Na segunda-feira dessa semana o pessoal da clinica que está hospedando a Surpresa nos avisou que ela provavelmente estava com filhotes pequenos. Ficamos desesperados porque ela já tinha sido capturada há 4 dias, o que significava que os filhotes já poderiam estar mortos! Saímos a procura dos filhotes da Surpresa e uma colega ouviu miadinhos em um galpão fechado. Entramos e encontramos 3 filhotinhos muito pequenos, que acreditamos serem os filhotes procurados. Porém uma pessoa que trabalha no local disse que eles não são os filhotes dela, que deviam ser de outra gata. Caraca, mais uma! Mesmo assim, e na dúvida, decidimos leva-los para junto da Surpresa, que os acolheu instantaneamente e vem cuidando muito bem deles.

Até então não haviamos conseguido capturar a Dandara e novamente coloquei a armadilha. Ela ficou me observando de longe. Conversei com ela, disse pra ela entrar que assim reveria os filhotes e tal. Não sei se ela entendeu, mas escutou meus conselhos, assim que virei as costas ela entrou na armadilha! Foi lindo o reencontro da mãe com os filhotes, todos na clinica se emocionaram.

Agora temos 2 familias hospedadas em uma clínica: Dandara e seus 4 mosqueteiros e Surpresa e suas 3 surpresinhas, todos estão em tratamento para ganhar um pouco de peso e até desmamarem. Serão castrados e só depois serão colocados para adoção.

Outra coisa que nos surpreendeu foi que as duas gatas são mansas, o que indica que foram abandonadas. Todos os gatos do trabalho são quase selvagens e essas são uns docinhos.
Vale lembrar que o que fez surgir o Projeto Amigo do Bicho foi a necessidade de esterelizar a população de gatos do nosso local de trabalho, missão que já considerávamos praticamente cumprida, já que só faltou um dos machos que não conseguimos capturar. Depois disso já surgiram algumas gatas com ninhadas por lá, o que significa que pessoas tem abandonado covardemente seus animais por ali também. Além dessas 2 familia felinas já constatamos a presença de uma outra gata, que ainda precisa ser capturada e esterelizada.

Em breve todos os gatos que estão na clinica estarão prontos para adoção. Providenciaremos fotos de todos para começarmos a divulgação dos lindinhos.

3 comentários:

  1. caramba, é triste ver que tem gente que ainda abandona os bichanos... mas pelo menos desta vez tem um "final" feliz... embora seja mais um recomeço, né...?

    ResponderExcluir
  2. Vi as famílias semana passada! Todos são lindos, mas confesso que fiquei apaixonada pela Surpresa... linda, dengosa, amorosa... Tomara que todos encontrem ótimos lares!

    ResponderExcluir
  3. Sério, Lu??? Eu ainda não vi as mães com os bebes! Quero ir lá pra tirar fotos e começar a divulgar.
    Pois é, meninas, o abandono de animais é um problema mto sério! A surpresa foi abandonada no trabalho no ano passado com 3 filhotes. Eu só consegui resgatar uma e ela tinha sumido, achei q tinha ido embora, vivia escondida. E agora, depois de meses, ela continua mansinha, coitadinha, imaginem como sofreu.

    ResponderExcluir