O projeto "Amigo do Bicho" foi criado por um grupo de amigos com o objetivo de retirar os animais domésticos das ruas, por meio da esterilização, doação de filhotes, posse responsável e campanhas de adoção de animais.
Não temos abrigo, hospedamos os animais resgatados em clínicas veterinárias e o dinheiro é arrecadado entre os amigos.
O Blog foi criado para divulgar os resultados do projeto e também auxiliar na divulgação de animais para adoção, a maioria em Brasília (DF).
Divulgamos cães e gatos para adoção, animais perdidos e encontrados, eventos e pedidos de ajuda ligados à proteção animal.


quinta-feira, 9 de julho de 2009

Zoonoses de Brasília pode ter que parar de sacrificar animais saudáveis!

Muita gente que acompanha o Blog assinou o abaixo-assinado contra o sacrifício de animais na zoonoses de Brasília, então é importante saber o andamento do processo. Leiam a reportagem do correio braziliense:


Lei que estipula em dez dias o prazo para que um animal seja adotado pode mudar

Advogado fez pesquisas, organizou um abaixo-assinado e encaminhou documento ao MPDFT

Naira Trindade para o Correio Braziliense

Publicação: 09/07/2009

O cachorro Deca teve sorte. Foi adotado no quinto dia em que estava no canil do Centro de Controle de Zoonose de Brasília (1). Metade do prazo estipulado pelo órgão. Se em mais cinco dias ninguém gostasse dele, certamente o cão da raça Schnauzer morreria. Isso porque, até agora, o processo funciona assim: após serem deixados no abrigo coletivo, cães e gatos saudáveis ou doentes têm um tempo estipulado de dez dias para a adoção. Depois, são sacrificados. Mas isso pode mudar. Pelo menos no que depender de um advogado de Brasília, que tem se empenhado em redesenhar a sorte desses animais.
Cristiano Finazzi Ferreira tomou a iniciativa: "O sacrifício pode ser enquadrado como crime ambiental"A luta de Cristiano Finazzi Palhares Ferreira começou ao ler uma reportagem do Correio publicada em janeiro deste ano sobre o sacrifício de animais que ultrapassam esse prazo. “A matéria me deixou revoltado”, desabafou. “Sempre gostei muito de animais e não conseguia entender por que os cães deveriam ser sacrificados. Resolvi pesquisar e achei diversas opiniões falando que é ilegal matar animais saudáveis. O sacrifício pode ser enquadrado como crime ambiental, e cabe ao Ministério Publico do Distrito Federal e Territórios mudar essa conduta”, complementa o advogado.
A pesquisa e o trabalho de Finazzi renderam bons resultados. Em seis meses, 3.480 pessoas com opiniões contrárias à morte dos bichinhos assinaram um abaixo-assinado. Todos os nomes devem chegar ao MPDFT hoje, pelas mãos de Finazzi. O documento vai ser anexado ao requerimento de abertura de inquérito civil com a justificativa de que “o extermínio sistemático de animais adotado atualmente pelo Governo do Distrito Federal é irracional, cruel e indigno da condição de seres humanos”, conforme consta no texto.
A iniciativa de proteger os bichos teve tanta receptividade que, das 3,4 mil assinaturas, 3 mil foram obtidas por representantes de uma única organização não governamental, a Salvando vidas: protetores independentes de Brasília (SVPI). “O papel da Zoonose é a prevenção de doenças e não matança de animais sadios. Em outros lugares isso é proibido, mas em Brasília ainda existe”, explica uma das ativistas, que adota mais de 60 animais entre gatos e cães em um lar temporário e prefere não se identificar. Para cuidar dos bichos, ela organiza rifas, almoços vegetarianos beneficentes e bazares, além de contar com doações.

Um lar para Deca
A casinha de madeira em Planaltina espera por Deca (aparentemente, o nome é feminino, mas trata-se de um cão macho). Adotado na tarde de ontem pelo casal Marcos Figueiredo Leão, 28 anos, e por Daiane Silva dos Santos, 19, o cãozinho só não vai ser levado direto para o novo lar porque está com um machucado no olho esquerdo — motivo pelo qual sua antiga dona o abandonou. “Ele precisa em primeiro lugar de um veterinário; depois, de uma casa”, conta o novo dono do cão de raça Schnauzer. Deca veio de Riacho Fundo II.
Na ficha, não havia informações sobre a idade do animal. Mas os novos donos nem se importaram com isso. “Vamos cuidar dele, tratar do olho. Ele estava com carinha de que precisava de um dono”, comenta Marcos Leão. A casinha reservada para Deca era de um pit bull, que morreu de velhice há cerca de quatro meses. “Desde então pensava em ter outro cão”, conta Marcos. A esposa dele já se acostumou com a ideia de ter um cachorro. “Na casa de minha mãe a gente tinha cão. Vai ser legal”, conta a estudante, que se casou há oito meses.
Ao sair do canil, Deca foi vacinado com antirrábica. O sangue dele foi coletado para fazer um exame de leishmaniose. O resultado sai em 10 dias. Em breve, o casal pode voltar à Zoonose para pegá-lo. Se o resultado do exame for positivo, eles devem devolver o cão para ser sacrificado. De acordo com a zootecnista do centro de controle, Kátia Helena Azevedo, este ano nenhum animal sadio precisou ir para o sacrifício. “A procura está maior que a quantidade de animais”, explica.
Ontem, apenas Deca estava disponível para adoção. Um rottweiler que atende pelo nome de Raica, um labrador chamado Quitana, a gata Chuchu e seus três filhotinhos e outro gato mestiço encontrado na rua estão reservados para adoção. Outros 16 animais que se encontravam no local não podem ser adotados ou porque estão doentes ou porque agrediram donos ou vizinhos.

Na fila para adoção
A rottweiler Raica foi deixada na Zoonose na última sexta-feira. Ela tem 10 meses e morava em Sobradinho. Os donos tinham outros cães e alegaram à Zoonose que Raica estava com ciúmes dos outros animais. Ela está vacinada e já tem pretendentes.A labrador Quitana tem oito meses e foi abandonada à Zoonose às 11h55 de ontem. Os donos teriam dito que iriam se mudar para outra casa e não poderiam mais manter o animal. Ela já está vacinada. Uma pessoa deixou telefone e quer levá-la para casa assim que sair o resultado dos exames.A gata branca Chuchu veio de Ceilândia na semana passada com três filhotes. Ela é de raça mestiça e espera por adoção. Os filhotes tem três meses e também são candidatos a um novo lar.Uma gata mestiça, sem nome, foi encontrada na rua e deixada na Zoonose para receber cuidados. Ela é malhada em tons de preto, marrom e branco e já está vacinada.

Interessados em adotar cães ou gatos da ONG Salvando Vidas: protegendo animais podem mandar e-mail para svpi@hotmail.com


1 - ONDE FICA: Localizado no Lote 4 do Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), o canil está aberto todos os dias, das 8h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, não é possível retirar animais, apenas deixá-los. Informações: 3341-2084.

30 comentários:

  1. Gostaria de saber se vc conhece algum veterinário que faça a castração de gatas fêmeas pequenas, com menos de 1 ano, mas com preço solidário ou se há campanha de castração no DF.

    ResponderExcluir
  2. tenho um vizinho que matou um cachorro de tanto bate hoje pela manhã e não sabia pra quem ligar para denuncia-lo fiquei com meu coração penalizado.

    ResponderExcluir
  3. Olá, pode ligar para a polícia civil, é crime previsto em lei! Insista, cite a Lei de Crimes Ambientais, se for flagrante ele vai para a cadeia!

    ResponderExcluir
  4. MEU FILHO QUER MUITO UM CACHORRO,MAIS COMO MORO EM APT PREFIRO UM DE PEQUENO PORTE,SE VCS TIVEREM AI UM PINCHER OU OUTRA RAÇA DO MSM PADRÃO DE TAMANHO ME RESPONDA,QUERO SABER TBM COMO FAÇO PRA ADOTAR UM CACHORRO ABRIGADO.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Segunda achei na 216 norte uma cadela preta, de porte médio, peito branco, dócil e carente. Ela está no meu apartamento, isolada na área de serviço por causa da minha outra cadelinha ciumenta e idosa. Moro em uma apartamento de 1 quarto, por isso e também por questão financeira não tenho condições de adotá-la. A minha cachorrinha tem uma saude frágil e está muito estressada. Preciso da ajuda de vcs. Onde posso deixá-la até encontar um dono para ela? Contato: 8212-2784 ou mayara-pacheco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. OLA TD BEM??GOSTARIA DE SABER SE AINDA SACRIFICAM ANIMAIS NA ZOONOSES.....UMA CLIENTE MINHA QUERIA LEVAR UM CACHORRINHO PRA SER ADOTA LÁ...EU DISSE A ELA Q NÃO LEVASSE PQ U ACHAVA Q ELE SERIA SACRIFICADO...AGUARDO RESPOSTA..MEU EMAIL É klint_07@hormail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, já respondi por email... mande uma foto do cachorro, uma breve descrição, contatos para quem quiser adotar e a cidade ou bairro onde está o cachorro, aconselhamos castrar antes de doar, mantenha o cachorro com vocês, não levem para a zoonoses, ele poderá ser sacrificado...

    abraços,

    ResponderExcluir
  8. Mande para jobottura@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, amigos!

    Gostaria de sugerir que voces postassem no site a foto do Esquilo, o gatinho do Maicon, que sumiu no aeroporto de Brasília a mais de 40 dias. Sei que muitos defensores e protetores dos animais de Brasília devem visitar este site e acho que ajudaria muito...
    Se voces entrarem no blog da Verinha
    http://blogg2.verinha.de/?p=495#comment-23

    encontrarão ótimas fotos para identificação.
    Grata,
    Sandra Oliveira,
    Maringá, Paraná.

    ResponderExcluir
  10. gente, tive que deixar meu cao no controle de zoonoses, quase morri de trizteza, mas mudei d e cidade e nao tinha como leva-lo.
    Ele e um cao , cuja mae e uma sheep dog e o pai desconhecido por isso e um vira latas.
    Ele e bravo, mas e companheiro, e um c ao que serve para ire para um fazenda, porque ele vigia muito o ambiente.
    Quem se interessar por ele, acho que ele ainda esta vivo pq tem apenas tres dias que o deixamos la.Fiquei copmm o coracao apertado demais.

    ResponderExcluir
  11. ainda falando do Dudu, apesar de ser vira latas ele e um cao bonito pois a mae e sheep dog e ele se parece com ela.
    Gostaria que ele fosse adotado, nao deu tempo de procurar um lar pra ele, entao tivemos que leva-lo para a zoonoses ,mesmo com muita tristeza, tivemos que deixa-lo la.
    Se alguem quizer leva-lo acho que ele ainda se encontra la, obrigada amigos!!

    ResponderExcluir
  12. Eu lamento sua decisão, provavelmente você condenou seu melhor amigo à morte! Vá buscá-lo e arrume um adotante, por que não nos mandou a foto? Pq n planejou antes? Por favor vá buscá-lo, não entendo fazer isso com um amigo, vamos tentar achar um lar para ele!

    ResponderExcluir
  13. sim concordo, mas ele mordeu o motorista da minha casa e minha filha tbm, e andava muito agressivo, por isso tivemos que tomar essa decisao ainda mais que mudamos de cidade e nao tinha ninguem querendo adota-lo
    Por isso gostaria que alguem que tiver uma chacara possa leva-lo pq ele vigia o lugar, mas ao mesmo tempo tenho meedo dele atacar uma pessoa, entendeu?
    Nao tenho como busca-lo pq mudei de cidade e de estado.
    Mas gostaria que ele pudesse ter um lar, a gente iria trazer ele mas depois que ele atacou minha filha e meu motorista no dia da mudanca, vimos que nao tinha condicao de trazer.
    Estou sentida d emais com isso pq tenho tres caes e amo todos eles, jamais faria isso se nao fosse por falta de outra opcao.

    ResponderExcluir
  14. Jo, gostaria de saber seu email para colocar a foto dele pra vc ver, quem sabe alguem o queira, obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olá, meu email é jobottura@yahoo.com.br, mas se você o deixou na zoonoses já pode ser tarde...

    ResponderExcluir
  16. jo, todas as pessoas que conversei acharam que fiz o certo pq ele estava um cao perigoso demais com disturbio de comportamento, atacou a minha filha que convivia com ele diariamente.
    E se alguem o adotasse ,ele poderia ferir outras pessoas, e seria pior.
    A gente entendeu que antes sacrificar ele do que ele atacar outros seres humanos.
    Tenho a responsabilidade com ele e achei que nao seria bom transferir pra outra pessoa um cao agressivo desse jeito.
    Ele sempre nos deu trabalho e ultimamente estava ficando pior.
    Acho que fizemos o correto apesar de achar horrivel pq gostavamos dele.obrigada

    ResponderExcluir
  17. Gente, o portão ficou aberto e minha cadela sumiu....ela é totalmente preta, com traços de pit bull. Ela atende pelo nome de "negona", não eh brava (se voce ñ maltratar ela). Foi na Samambaia, no dia 05 de julho. Por favor se voce ver uma cadela com estas caracteristicas, ligue para 85953463 ou 93298689 ou 82825669. Obrigada - nayaracviana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Oi eu tenho um cachorro que muito bravo e eu nao tenho espaço pra ele na minha casa tenho uma filha de 2 anos e tenho muito medo dele ataca-la pois ele ja mordeu minha mae e vive querendo me atacar , eu nao gostaria de sacrifica-lo pois eu adoro animais mas nao tenho condiçoes de ficar com ele, gostaria que vc me desse uma dica de onde eu posso deixa-lo

    ResponderExcluir
  19. sim na zopnose ele fica com um praso se ninguem adotar eles sacrifica.

    ResponderExcluir
  20. desculpa eu escrevi errado e **zoonose**

    ResponderExcluir
  21. caramba em..... vc deixar um cao para ser sacrificado é complicado, e ainda mais um cão sadio, poooxa, na vida pra tudo se da jeito, se vc sempre teve os 03 na sua casa devia ter procurado melhor, existem muitas pessoas que querem tornar as coisas melhores e outras como vc que so pioram. as vezes se vc pensar uns minutos a mais nao iria cansar sua vida e vc iria achar uma saida. agora ja esta beeem tarde. isso me da pena de vc.

    ResponderExcluir
  22. Eu morro no Riacho fundo II e gostaria de saber se vocês vem pegar um cachorro que foi deixado pelo uma moradora e ós estava cuidando mas eu sou transplantado e não posso ter animais,então eu e o meu vinho fizemos uma casinha na areá publica mas ele não esqueça da antiga casa e o novo morador não pode ficar com ele , e agora como ele fica só na rua esta com uma ferida , gostaria que vocês vence busca-lo para cuidar e depois deixar para adoção.um abraço. meu nome José P Neto. aguardo resposta me ligue 061-86127381

    ResponderExcluir
  23. Eu me chamo José P Neto, moro no Riacho Fundo II. gostria que vocês vience pegar um cachorro que foi deixado aqui na rua a dona foi enbora e já mudou um novo vizinho e eles não pode ficar com ele e eu gosto muito de cachorro mas sou transplantado e não posso criar cachorro, eu e o meu vizinho estamos cuidando dele mas tem com mais porque ele esta com uma ferida e precisa de cuidados especiais, gotaria muito de uma resposta o mais rapido possivel, porque se não eu tenho que chamar a zoonoses me liga (061) 86127381

    ResponderExcluir
  24. Quero adotar um filhote de gato (macho ou fêmea) de 2 a 4 meses, só que não conheço nenhum local de adoção ou abrigo aqui em Taguatinga Norte. Se alguém quiser doar um gatinho(a) filhote ou indicar algum lugar me liga ou escreva. (61)8590-7979 ou juhniorbarbosa@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. entrou um cachorr por baixo do portao qui em casa, a gente bota ele para a rua mas ele volta, o que eu faço para que a zoonoze venha aqui busca-lo?

    ResponderExcluir
  26. Poxa, você sabe que a zoonoses vai sacrificar o pobrezinho... envie fotos do cachorro, com os seus dados e eu divulgo aqui no Blog... envie os dados para jobottura@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  27. Nao mandem animais pra zoonoses, seus tontos! Eles sacrificam!

    ResponderExcluir
  28. Anônimo, você é um covarde de merda que que mandou um amigo fiel para a morte, por puro comodismo... E fica arrumando desculpa esfarrapada pra suas atitudes vergonhosas. Espero que no fim da sua vida os seus filhos lhe retribuam o favor lhe mandando pra um asilo e esse seu erro lhe pese na consciência até o túmulo.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite. Tenho uma cadela com grandes nódulos nas mamas. Não tenho condições de bancar uma cirurgia. Alguém poderia por favor ajudar?

    ResponderExcluir
  30. Boa noite. Tenho uma cadela com grandes nódulos nas mamas. Não tenho condições de bancar uma cirurgia. Alguém poderia por favor ajudar?

    ResponderExcluir