O projeto "Amigo do Bicho" foi criado por um grupo de amigos com o objetivo de retirar os animais domésticos das ruas, por meio da esterilização, doação de filhotes, posse responsável e campanhas de adoção de animais.
Não temos abrigo, hospedamos os animais resgatados em clínicas veterinárias e o dinheiro é arrecadado entre os amigos.
O Blog foi criado para divulgar os resultados do projeto e também auxiliar na divulgação de animais para adoção, a maioria em Brasília (DF).
Divulgamos cães e gatos para adoção, animais perdidos e encontrados, eventos e pedidos de ajuda ligados à proteção animal.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Seja um voluntário

Fonte: http://www.wspabrasil.org/helping/voluntario/Default.aspx

Seja solidário, seja voluntário


Milhões de animais brasileiros diariamente são vítimas de abandono, maus-tratos, caçadas ilegais e muitos outros problemas provenientes da falta de conhecimento e de fiscalização adequados.

A sociedade civil organizada tenta sanar essas situações das mais diversas maneiras, desenvolvendo ações de resgate, conscientização, educação e tantas outras. Para que essas iniciativas possam continuar, só falta você.

Faça a diferença

Ainda que muitas pessoas sejam solidárias aos problemas relativos ao bem-estar animal, nem sempre é fácil saber por onde começar. As dúvidas são muitas: e se eu não tenho dinheiro para doar? E se eu não entendo de animais? E se eu moro longe?

Qualquer pessoa pode ser voluntária, pois a atividade que você vai desempenhar pode ser facilmente adaptada à sua rotina. Às vezes algumas horas do seu tempo livre podem ser suficientes para colaborar com uma organização de proteção animal. Até mesmo online é possível ser voluntário, através da divulgação de campanhas, tradução de textos, pesquisa de alternativas e contatos.


O que é ser voluntário

O voluntariado é, antes de tudo, um exercício de cidadania. É participar direta e conscientemente da transformação do seu meio, por uma sociedade mais digna para pessoas, animais e a natureza. Motivados por valores de solidariedade os voluntários contribuem executando tarefas, multiplicando esforços e abordando novas ideias.

O que fazer e como fazer

Independente do grau de escolaridade ou idade, o importante é ter boa vontade e responsabilidade. Cada organização tem necessidades diferentes de acordo com a sua atuação e os seus propósitos. Cabe a você buscar aquela com a qual mais se identifica e então verificar as suas necessidade.

Seja um voluntário e trabalhe pela construção de um mundo melhor: O SEU.



Dicas para ser um voluntário

Seja um voluntário e trabalhe pela construção de um mundo melhor.
  • Todos podem ser voluntários. Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas são aptas a ajudar.

  • Trabalho voluntário é uma via de mão dupla. O voluntário doa sua energia, tempo e criatividade, mas ganha em troca novas experiências, contato humano e/ou animal, oportunidade de aprender coisas diferentes, e a satisfação de se sentir útil.

  • Voluntariado é ação. Quem quer, faz. Não há hierarquia de atividades. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades a que atendem e a criatividade do voluntário.

  • Cada um é voluntário do seu jeito. Não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns sabem exatamente onde ou com o que querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente.

  • Voluntariado é compromisso. Uns têm mais tempo livre, outros menos. Cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas cada compromisso assumido é para ser cumprido.

  • Voluntariado é qualidade. Sua função não é tapar buracos. A ação voluntária é uma importante qualidade cívica e contribui para melhorar a qualidade de vida da comunidade e dos animais.

  • Depende de você. Conheça como a organização funciona e perceba o que ela necessita, talvez você possa sugerir e executar atividades muito úteis: organizar uma feirinha, fazer um blog, dar uma palestra, são várias as opções.

  • Seja humilde. O fato de você estar ajudando os outros não significa que o seu trabalho não possa ser criticado. O voluntariado exige comprometimento e responsabilidade, e não desanime se nem todos vibrarem com o seu trabalho: os animais agradecem.

  • Persista, não desista! A maioria das organizações de proteção animal no Brasil ainda são muito pequenas e não têm programas de voluntariado formalmente estruturados. Se não der certo com a primeira entidade, tente outra vez: a sua ajuda pode ser muito valiosa em outros lugares.


4 comentários:

  1. Olá, eu tenho muita vontade de me voluntariar para ajudar em trabalhos com animais abandonados. Não tenho muito conhecimento, mas tenho muita vontade de ajudar. Li o texto, mas não há informações sobre lugares onde eu possa ajudar. Moro em Brasília, será que vc teria informação do tipo para me passar?

    ResponderExcluir
  2. Oi Hortensia, aqui em Brasília tem tantos lugares que vc pode ajudar! Tem alguns abrigos que precisam desesperadamente de ajuda, tais como o Abrigo Augusto, a SHB, SOS Gatinhos de Rua. Tem tb grupos de protetores que não tem abrigo, mas sempre precisam de ajudas diversas, tais como o Salvando Vidas. Enfim, não sei se vc vai entrar aqui para ver esta resposta, mas se quiser me mande um mail que te passo todos os contatos que eu tenho.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Kelly! Muito obrigada pela resposta! Quero os contatos, sim! Meu e-mail é hortensiaps@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá. gostaria muito de ajudar e sendo uma voluntária, moro no Rio, como posso ajudar? Aguardo;.

    ResponderExcluir