O projeto "Amigo do Bicho" foi criado por um grupo de amigos com o objetivo de retirar os animais domésticos das ruas, por meio da esterilização, doação de filhotes, posse responsável e campanhas de adoção de animais.
Não temos abrigo, hospedamos os animais resgatados em clínicas veterinárias e o dinheiro é arrecadado entre os amigos.
O Blog foi criado para divulgar os resultados do projeto e também auxiliar na divulgação de animais para adoção, a maioria em Brasília (DF).
Divulgamos cães e gatos para adoção, animais perdidos e encontrados, eventos e pedidos de ajuda ligados à proteção animal.


terça-feira, 5 de abril de 2011

Resgate de gatinhos

Ontem fui almoçar num bairro perto do meu trabalho, num restaurante que fica em frente a uma pequena praça. Estava chovendo e na saída vi uma gatinha vindo da pracinha, atravessando a rua e entrando debaixo de um carro, vi que ela estava mancando e deu pra perceber que faltava uma parte da patinha traseira. Imaginei o desespero dessa pobre criatura por estar circulando assim em plena luz do dia, na chuva, coisa que gatos de rua normalmente não fazem.
Por sorte eu tinha ração no meu carro e fui colocar pra ela. Como chovia muito tive que colocar ração bem ao lado das mesas do restaurante e percebi algumas pessoas olhando meio atravessado. Incrível a falta de compaixão das pessoas...
A gatinha está bastante debilitada, magra, molhada, com a patinha defeituosa e sobretudo faminta. Não consegui ver direito a pata e não sei dizer a natureza do problema, se é recente ou não. Sei que quando a chamei e mostrei a ração a pobrezinha veio desesperada, ignorando os riscos de chegar perto das pessoas. Ela comeu muito, sabe-se lá há quanto tempo não comia de verdade. Perguntei ao garçom e ele disse que ela estava por ali há mais ou menos uma semana e que tinha filhotes. Uns 5, dos quais pelo menos 2 já foram atropelados. Aí as possibilidades de resgate naquela hora ficaram ainda mais complicadas porque não dava pra tirar a mãe e deixar os filhotes, que eu não sabia onde estavam e nem dava pra procurar naquela chuva. Fui pra casa e não parei de pensar nela. Choveu muito em Brasília e a pracinha não tem nenhum lugar coberto, como eles estariam se virando?
Hoje não aguentei e fui lá novamente. Primeiro vi um gatinho, filhotão, deitado na chuva, encolhido. Então vi as caixas de papelão, provavelmente usadas pra leva-los até ali, onde foram abandonados. O amarelinho, faminto, correu pra mim quando mostrei a ração, comeu e se esbaldou. Estava assustado mas é muito mansinho, como a mãe. Não vi mais filhotes e mais tarde vi a mãe, pedindo comida em outro restaurante ao lado. Chamei e dei ração. Na hora eu não tinha caixa de transporte, mas sabia que não conseguiria deixa-los lá. Fui comprar uma caixa e voltei a tarde com a Raquel, colega do Projeto, e fizemos o resgate. Mãe e filho são mansinhos, só precisam ganhar peso, serem castrados, e a veterinária vai nos dizer o que aconteceu na patinha da mãe e se precisa algum tratamento. Hoje já estão abrigados da chuva e de barriguinha cheia, mas precisam de um novo lar, e alguém que nunca mais os abandone.
Apesar do Projeto Amigo do Bicho estar bastante endividado, principalmente depois dessa campanha de castração, não consegui virar as costas para esses gatinhos tão indefesos. Precisamos de ajuda para pagar a hospedagem e castração deles, se você puder ajudar por favor entre em contato. Pode ser comprando nossas camisetas ou nossas bijus, ou fazendo doações em dinheiro.
Ah, ainda preciso voltar lá e ver se ainda ficaram outros filhotes pra trás.
Em breve coloco fotos dos dois já devidamente batizados.

6 comentários:

  1. Na quarta passada, estava saindo do Ed. San Marino (707 sul) umas 7 da noite e vi uma tricolorzinha de mais ou menos 3 meses fuçando o lixo. Fiquei de coração apertado... Não podia levá-la para casa (na verdade, estava saindo atrasada para a UnB) e não sabia onde/com quem deixar. Eu até poderia pagar a vacina e o vermífugo dela, mas... e aí?

    Não a encontrei mais. O que uma pessoa deve fazer nesses casos?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Kelly por tê-los resgatado. Eles tiveram sorte de cruzar seu caminho!!
    E conseguirão bons lares sim!

    ResponderExcluir
  3. Oi Kelly, é assim mesmo! Alguns casos não há como não resgatar, beijos

    ResponderExcluir
  4. queria adotar elas como faço para mim adotar elas se não tiverei sido ainda sou de porto belo meu email é pricianectba161@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Minha gata morreu ao dar a cria a 5 gatinhos, 1 deles tb sucumbiu apos 2 dias e o outros quatro estou amamantando com milk cat e mamadeira a cada 2 hs e estao sob luz continua, hjja no 7.o dia, alguem pode me dar mais conselhos e o que fazer nas proximas fase ate arrumar lar de adoção

    ResponderExcluir