O projeto "Amigo do Bicho" foi criado por um grupo de amigos com o objetivo de retirar os animais domésticos das ruas, por meio da esterilização, doação de filhotes, posse responsável e campanhas de adoção de animais.
Não temos abrigo, hospedamos os animais resgatados em clínicas veterinárias e o dinheiro é arrecadado entre os amigos.
O Blog foi criado para divulgar os resultados do projeto e também auxiliar na divulgação de animais para adoção, a maioria em Brasília (DF).
Divulgamos cães e gatos para adoção, animais perdidos e encontrados, eventos e pedidos de ajuda ligados à proteção animal.


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Animal Silvestre como pet?

Reprodução de texto publicado no site:
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3096645.xml&template=4187.dwt&edition=15819§ion=892

Animal Silvestre como Pet?

Não há dúvidas de que cães e gatos são os "reis do pedaço". Há anos eles frequentam nossas casas, dormem em nossos sofás, roem nossos móveis. Há séculos são cruzadas diversas raças, aperfeiçoadas as técnicas de criação e os alimentos passaram a ser mais balanceados, aumentando sua expectativa e qualidade de vida. Eles nos alegram, divertem, interagem conosco. Dão-nos carinho, alegria, fazem-nos felizes.

Nos dias atuais - apesar de a prática já existir há muito tempo -, os animais silvestres e exóticos também se tornaram animais de estimação. Existe uma forte tendencia em criá-los dentro de casa, seja por ser novidade, modismo ou hobby. Tal realidade é interessante, porém triste, visto a grande quantidade de cães e gatos abandonados, que sofrem maus tratos, são assassinados. Há carencia de fiscalização da legislação e do exercício da educação e da cidadania. Se cães e gatos não estão sendo bem cuidados, por que os animais silvestres estão sendo tirados da natureza, prejudicando a fauna nativa e ameaçando-os cada vez mais de extinção?

É claro, existem criadouros comerciais, autorizados pelo Ibama, onde estes animais podem ser comprados. No entanto, a grande maioria destes animais silvestres em residencias é proveniente do tráfico. Ter um animal silvestre sem origem legal, retirado da natureza, significa que ele foi "arrancado" do seu habitat natural ou é oriundo de cativeiros ilegais. Isto é crime! A Lei de Crimes Ambientais proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa, para quem a desrespeitar. Outro fator de suma relevância é o risco das zoonoses, como clamidiose, herpesvirus, raiva, malária, febre amarela.

Urge a necessidade do olhar dos gestores públicos para um real exercício e aplicação das leis que protegem estes animais, como a Lei 5.197/67 (Lei de Proteção à Fauna); Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) e, se necessário, a criação de novas leis. Urge a necessidade de uma maior conscientização de todos de que a melhor maneira de observarmos, admirarmos, curtirmos estes animais é na própria natureza, onde são soberanos e livres.

Vamos ajudar a castrar cães e gatos errantes e abandonados. Vamos ajudar a conscientizar e educar a população sobre posse responsável. Vamos denunciar o comércio ilegal de animais silvestres. Preservando nossos animais estaremos nos preservando. Pense nisto.

Albert Lang, Médico Veterinário, Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC (CRMV-SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário